segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Obrigado, Hackbart

Eugênio Hackbart é um senhor de têmporas há muito encanecidas. Eugênio Hackbart é meteorologista. Ele adquiriu notoriedade pública nos últimos 10 anos no Rio Grande do Sul. Ele agora atua em uma empresa, da qual é sócio, Metsul meteorologia. Eugênio Hackbart é o homem que mais acerta previsões de tempo no RS.

Obrigado, Hackbart.

Em matéria publicada na edição de hoje do Jornal do Comércio de Porto Alegre, ele diz, com todas as letras, que não há aquecimento global e que o homem não tem interferência tal como é suposta no clima.

Ele lembra o que é esquecido por todos os que gostam de anunciar catástrofes criadas pelo capitalismo - supostamente criadas. Ele lembra de os ciclos climáticos, que duram em média 30 anos.

Obrigado, Hackbart.

Este redator era guri nos anos de 1970 (entre seis e 16 anos). Naqueles idos tempos, falava-se na mídia, somente em nova era glacial. Fato refletido na produção artística. Cinema, histórias aos quadrinhos.

Obrigado, Hackbart.

Até que enfim uma voz lúcida apareceu. Ele não fala em política, em o desejo de se derrotar o capitalismo, de se fornecerem argumentos contra a sociedade livre, criativa, industrial. Mas é óbvio que seu argumento, técnico, de meteorologista, repõe a verdade.

Obrigado, Hackbart,

Ele lembra dos ciclos de frio e de calor. "No começo do século passado e entre 1950 e 1976, enfrentamos um período de forte resfriamento. Já entre os anos de 1920 e 1940, e novamente de 1977 até agora, o planeta voltou a esquentar."

Obrigado, Hackbart.

"A existência dos ciclos climáticos naturais é confirmada pela própria mídia", lembra ele na reportagem publicada hoje (050207) na página 23 do Jornal do Comércio de Porto Alegre. Ele tem capas da revista Time, dos EUA, de 1945 e do ano passado, falando em aquecimento. E de 1977, falando em esfriamento.

Obrigado, Hackbart.

Faltou ele dizer que os métodos de coleta de dados, sobre a temperatura da água do oceano, crucial para avaliar a variação da temperatura, mudaram nos anos de 1980, o que elevou a temperatura média constatada. Está relatado na revista "Ciência Hoje" da SBPC de março de 2005 (volume 18, número 107).

Obrigado, obrigado, Eugênio Hackbart.

Nenhum comentário: